Arquivo Público auxilia pesquisas históricas sobre Itabuna

Resgate da história com documentos oficiais
Ascom

A grande procura por pesquisadores brasileiros e estrangeiros pelo acervo histórico de Itabuna aliada ao atendimento dos profissionais qualificados e as boas instalações físicas, fez com que o Arquivo Público Municipal, vinculado à Secretaria da Administração, seja considerado um dos melhores do interior baiano. “Nosso arquivo público é conhecido, principalmente por pesquisadores franceses que nos visitam em busca de informações, a exemplo da cultura do cacau para teses de doutorado”, comemora a diretora da unidade Geciana Rosa Santos.

Ela diz que o município tem motivo de sobra para se orgulhar em ter um arquivo público ativo, cheio de histórias, bastante visitado atualmente e já transformado num repositor de memórias. “Aqui estão armazenados diversos relatos da cultura e da tradição de nossa comunidade, bem diferente de outros tempos”. Geciana disse que antes o Arquivo Público Municipal era visto como um depósito de papéis velhos e sem valor, onde o arquivista era considerado um simples funcionário. 

Na visão da diretora, o arquivista é uma peça importante e fundamental para guarda, conservação, organização e controle de documentos administrativos municipais e históricos de Itabuna, além da prestação do serviço ao público que necessita de informações.

Um dos mais antigos arquivistas na ativa, Silvio Fernando Silva, que também é analista administrativo, informou que a unidade tem recebido atenção especial desde o inicio da atual administração. Além da melhoria nas instalações físicas, com pintura interna e externa e novas divisórias, o Arquivo Público recebeu mobiliário novo e aparelho de ar condicionado.

Mas, o mais importante segundo o profissional, é que o Arquivo Público tem promovido eventos abertos à comunidade, a exemplo da exposição de fotos, livros e outros documentos históricos em homenagem ao aniversario da cidade, no dia 28 de julho. Silvio disse ainda que os arquivistas também foram surpreendidos com uma homenagem feita pela secretária municipal da Administração, Mariana Alcântara e a diretora Geciana Rosa pela passagem do Dia do Arquivista, comemorado no dia 20 passado. 

Por último, Geciana Rosa Santos lembra que o Arquivo Público Municipal é um patrimônio público com livre acesso e à disposição de qualquer cidadão que necessite de informações administrativas e históricas do município. A unidade funciona de segunda a sexta-feira das 8 as 18 horas, no Espaço Cultural Josuel Brandão, no bairro da Conceição.